quinta-feira, 23 de setembro de 2010

RESISTÊNCIA X RESILIÊNCIA

RESISTÊNCIA
Ser resistente é bom quando essa resistência é uma força que defende o organismo do desgaste de uma doença, cansaço ou fome. Mas quando a resistência passa a ser um comportamento que vai contra mudanças, dificuldades de aceitação e reconhecimento de fragilidades, tanto dos outros como de si mesmo, ela se torna doentia e impede o crescimento pessoal. A pessoa não consegue ceder, ser flexível. No sentido original da palavra – resistência: é uma força que se opõe a outra, que não cede a outra, é rígida, incapaz de ceder. O que faz com que a pessoa resistente não saia do “ seu” mundo, não consiga perceber que faz parte de um todo.
A resistência é um bloqueio, uma força contra qualquer caminho de evolução. Além disso, dificulta a vida social, na escola, no trabalho, nos relacionamentos e na família.

RESILIÊNCIA

A Resiliência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Hoje também, este termo está relacionado ao comportamento humano, ou seja, a pessoa resiliente é a pessoa que tem a capacidade de retornar ao seu equilibrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse ocasionado por diversos motivos como: acidente, perdas,trabalho.
A pessoa resiliente, por natureza, tem uma visão mais positiva diante da vida e dos momentos de dificuldade, lida com os obstáculos como se fossem oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Resistência x Resiliência

Duas palavras parecidas, porém com significados tão distintos.
E mesmo que a primeira ideia, da palavra Resistência, passe um sentido de força e de poder, a outra, a Resiliência, que parece frágil e" dobrável", é a mais importante e fundamental para a vida.