domingo, 22 de maio de 2011

PositivAÇÃO com Meuris Seibel‏

Abaixo o artigo desta semana, para sua reflexão e debate em momento de qualificação na sua empresa, junto aos seus líderes.


PORQUE SER UM LÍDER COACH NA SUA EMPRESA?


TENDÊNCIA À ENTROPIA (Desordem Empresarial)



Um dia desses, um cliente, amigo de muito tempo, me enviou a seguinte pergunta: A rotatividade em minha empresa aumentou e que parece que meus colaboradores não me escutam mais, me dê uma luz, será que eu estou errado? Será que estou exigindo demais dos meus funcionários? Como vou continuar crescendo se pareço estar sempre recomeçando com novos funcionários?

Respondendo a ele quero estar contribuindo com muitos empresários e líderes empreendedores.

Exigindo demais dos colaboradores? Em que sentido? Em querer que eles trabalhem corretamente, no tempo que venderam a sua empresa? Sim, porque quando alguém concorda em trabalhar determinado tempo por um determinado valor, concordando com as funções e atribuições de um cargo, juntamente com as demandas dos clientes, pressupõe-se que eles farão isso naturalmente. Não é mesmo? Afinal, eles estão vendendo este potencial de serviço à sua empresa. Qual empresa compraria um serviço de péssima qualidade? Não acredito, portanto, que você esteja exigindo demais. Mas, existe uma lei da física que diz que tudo tende à "entropia".

Entropia é a tendência natural que o mundo tem de se desorganizar, envelhecer, bagunçar.

Também, é uma tendência que os contratantes e donos de empresa, atribuam funções esperando que seus contratados façam, diariamente, suas tarefas da melhor forma possível, não é mesmo?

Assim, como é uma tendência do ser humano tentar fazer cada vez menos, no menor tempo com menos esforço. E cada vez que se consegue tal façanha, ela passa a ser um direito adquirido. E assim, alguns funcionários (líderes negativos) vão contagiando uns aos outros. Juntando essas três tendências temos a verdadeira entropia empresarial.

Em nossas casas, se as pessoas que convivem ali, não colocarem esforços diários na arrumação rotineira, também se instala a entropia e torna impossível a convivência.

Onde existirem pessoas trabalhando juntas é necessário um líder. Este, diariamente deve executar algumas tarefas: Focalizar, Planejar, Ensinar e Agregar Competências, Supervisionar e Motivar para o resultado.

Este trabalho deve ser metódico, ininterrupto e disciplinado.

. Se deixar na mão de simples empregados não funciona porque eles também tendem a entropia sem a gestão diária.

O líder deve:

Ver o todo que precisa ser feito (no dia, na semana, no mês, e no ano – o dono ainda vê mais cinco anos à frente, pelo menos);

Dividir o todo em partes; Identificar novos líderes para assumir cada uma das partes; Ensinar aos líderes de cada parte o serviço e a maneira de mensurar o que foi feito; Cobrar (ou supervisionar) periodicamente, o trabalho desta liderança através de metas (identificadores de produtividade); Identificar como os líderes querem ser reconhecidos por seu bom desempenho. Motivá-los através deste reconhecimento, ensinando-os, por sua vez, a reconhecer os bons liderados.

Tudo isso, é COACHING. O papel do novo líder!! Focalizar, Planejar, Ensinar e Agregar, Supervisionar e motivar para o resultado!

Mesmo assim, a melhor maneira de ser líder é através dos bons exemplos: Um dia perguntei a um grande amigo meu como ele conseguia liderar tantos grupos de pessoas, em tantas cidades diferentes e ao reuni-los o trabalho e as metas estavam cumpridos, nos prazos corretos e com um clima maravilhoso entre as pessoas. Ele, com toda a sua simplicidade, me disse: “- Olha, eu não sei como faço isso, mas quando eu quero que algo seja feito, eu sento e penso no melhor jeito de fazer. Depois, chamo as pessoas comprometidas comigo, explico e começo a trabalhar. Só um pequeno exemplo: Quando vejo que o chão está sujo, não começo a berrar, vou na área de serviço, pego um balde com água, um esfregão e começo a limpar. Logo, muitas pessoas, até as que não precisavam, estão me ajudando a fazer o trabalho. Aí, elogio a turma, peço que terminem o serviço e vou fazer outra coisa!



A GESTÃO COACHING exige bons exemplos como mola propulsora para a impulsão do crescimento que desejamos. Exige foco no que queremos, que aprendamos sempre e que coloquemos em prática os novos conhecimentos.

Por isso, é muito importante aprender a ser um LÍDER COACH (qualificador).

Empresas só crescem verdadeiramente quando todos crescem, se qualificam e se comprometem com os resultados. E sabemos que, comprometimento só vem com o amor pelo que se faz! E que o amor pelo que fazemos emerge quando nos sentimos importantes e aptos em nossa produtividade.

"Qualificando o SER qualificamos tudo o que ele faz!"

Meuris Seibel





Curso: LÍDER MAIS – SEJA UM LÍDER COACH na CDL de Igrejinha (51) 3545 1327, de 23 à 26 de Maio/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário